12/06/2013

Cidade Egípcia é Encontrada Submersa

Como seria a cidade egípcia de Thonis-Heracleion antes de ser afundada, há cerca de 1.200 anos? Esta pergunta tornou-se numa obsessão para um grupo de cientistas e cineastas, que realizaram um documentário sobre a cidade submersa, que inclui uma notável reprodução em uma animação 3D. Thonis-Heracleion foi descoberta no ano 2000, no Mar Mediterrâneo, pelo francês Frank Goddio, um arqueólogo que liderou as escavações em Aboukir, no Egipto. Depois de retirar as camadas de argila e lama acumuladas ao longo de um milénio sobre a cidade, começaram a aparecer objectos de todos os tipos, como moedas, sarcófagos, barcos, e todos em excelente estado de conservação. Desta forma, foi possível desenvolver digitalmente uma espécie de réplica da cidade de Thonis-Heracleion, o que permitiu "voltar" ao passado e imaginar como esta cidade seria no presente.


1200 anos atrás, a antiga cidade egípcia de Heracleion desapareceu sob o Mediterrâneo. Fundada por volta do século 8 aC, acredita-se que Heracleion serviu como porta de entrada obrigatória para o Egito, para todos os navios que vianham do mundo grego.



Antes de sua descoberta em 2000, pelo arqueólogo Franck Goddio, nenhum traço de Thonis-Heracleion tinha sido encontrada (a cidade era conhecida pelos gregos como Thonis). Seu nome foi quase destruído pelos poucos registros, apenas preservada em textos clássicos antigos e inscrições raras encontradas em terra por arqueólogos.



Franck Goddio e sua equipe localizaram, mapearam e escavaram partes da cidade de Thonis-Heracleion. Ela está localizada dentro de uma área de pesquisa em Aboukir Bay, uma baía localizada no norte do Egito.



Até agora foram encontrados:

- Os restos de mais de 64 navios enterrados na argila grossa e areia que cobre o fundo do mar
- As moedas de ouro e pesos feitos de bronze e pedra
- Estátuas gigantesde e mais centenas de estátuas menores de deuses menos importantes
- Lajes de pedra inscritas em egípcio e grego antigos
- Dezenas de pequenos sarcófagos de pedra calcária  (acredita-se que uma vez que continha animais mumificados)
- Mais de 700 antigos âncoras para navios
















Fontes: http://holydingleberry.com.br/cidade-egipcia-e-encontrada-embaixo-dagua-1200-anos-depois/
https://www.facebook.com/jadetravel

Nenhum comentário:

Postar um comentário